iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

‘Iam me matar’, diz jovem que foi agredido pela PM em praça de MG

Avatar photo
A PM ratificou as informações do registro da ocorrência e disse que foi instaurado um procedimento para analisar a conduta dos militares durante a abordagem.

“Me bateram até eu ficar desacordado, iam me matar”, desabafou o fazendeiro Marcos Mendonça, de 23 anos, agredido por dois policiais militares na noite de sexta-feira (12) em Paineiras, na região Central de Minas Gerais A namorada de Marcos, Maísa Tavares, de 18 anos, também foi agredida.

Um vídeo que mostra a agressão ao casal em praça pública circula pela internet. Veja abaixo (imagens sensíveis).

O que diz o jovem agredido

Marcos mora em Belo Horizonte, mas estava de passagem em Paineiras, onde tem uma fazenda de criação de gado.

“Eu estava com a minha namorada em um trailer, num ponto principal da cidade, em frente à prefeitura. Alguém soltou uma bomba, e os policiais alegaram que fui eu. Então, disse que não tinha feito isso. Aí, eles já começaram a me espancar. Quando fiquei desacordado, minha namorada tentou intervir e levou um murro no rosto. Isso é um absurdo!”, declara. “Eles me machucaram demais”.

O registro policial relata que o jovem, ao receber voz de prisão, teria resistido e “agrediu um dos militares com chutes e mordidas”. Posteriormente, ainda conforme a PM, ele arremessou um copo de vidro no rosto do policial.

Depois disso, Marcos lembra que se levantou, mesmo com dificuldades, quando ele e a namorada foram levados para a viatura.

“Dentro da viatura eles me deram mais uns tapas e fecharam a posta na minha perna. Depois, nós fomos para o hospital fazer corpo de delito e em seguida, me levaram para Bom Despacho, na delegacia da Polícia Civil. Eu fiquei algemado o tempo todo. Estava atrás da viatura, sangrado. Eu poderia ter tido uma fratura e ter morrido lá atrás e nem iam perceber. Bateram muito na minha cabeça”, contou.

Na delegacia, Marcos afirmou que ficou algemado na cela até a chegada do advogado, momento em que foi liberado pelos policiais.

Flagrante

Nas imagens que circulam na internet, é possível ver uma discussão entre os dois policiais e Marcos. Depois, o rapaz é derrubado e agredido.

Um dos militares imobiliza Marcos pelas pernas, enquanto o outro golpeia o rosto dele com vários socos. Ele ainda tenta se proteger com as mãos, mas a agressão continua.

Em determinado momento do vídeo, a namorada de Marcos tenta ajudá-lo, mas também é agredida por um dos policiais com dois socos no rosto. Em seguida, ela cai no chão.

O que diz a PM

Em nota, a PM informou que na noite de sexta-feira (12) foi acionada diversas vezes por moradores com a denúncia de que havia um homem soltando bombas em uma praça, próximo a crianças.

Conforme Boletim de Ocorrência registrado, ao ser abordado, o homem resistiu e, por isso, houve necessidade da intervenção policial. A nota não menciona a agressão à mulher que também aparece na imagem sendo agredida.

Marcos Mendonça nega desacato e reforçou ação truculenta da PM. Questionado sobre o registro da ocorrência policial, o jovem nega que tenha sido agressivo com os policiais. “Não desacatei eles. E mesmo que tivesse feito isso, nada justifica o que fizeram. É um absurdo! Estou com muita dor e tomei sete pontos na cabeça”.

A PM esclareceu ainda, que após conhecimento das imagens enviadas à instituição, foi instaurado, de imediato, um procedimento para apuração criteriosa dos fatos e adoção das medidas cabíveis.