Foram oito anos até o jovem Thiago Morales Bercesentar, 18 anos, morador de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, poder sentar no banco de motorista e assumir a direção do fusca que ele comprou com 10 anos de idade.
Em 2014, após guardar todas as economias durante três anos, Thiago conseguiu realizar o sonho de comprar o primeiro carro – um fusca ano 1976, que custou R$ 2,5 mil.
“A inspiração veio do meu pai, que comprou um Fusca quando tinha 13 anos. Daí para frente foi fazer a minha própria economia, juntando as moedas que ganhava dos meus pais do troco de alguma compra e o que eu ganhava de alguns parentes. Desde criança sempre preferi ganhar dinheiro que presente”, lembra ao destacar que nunca recebeu mesada.
O pai já tinha explicado que a gente só pode dirigir depois dos 18 anos com a carteira de habilitação e aí foram oito anos esperando para poder dar a primeira volta com o fusca. Então eu vim economizando durante esses oito anos, consegui pagar minha carteira e agora estou habilitado, contou o jovem.
O jovem conta que recebeu várias propostas para vender o carro e que chegaram a oferecer R$ 20 mil. Mas a resposta sempre foi não, isso porque ele queria mesmo é ter a experiência de rodar com o fusca pelas ruas.
O jovem agora está economizando para poder viajar com o fusca. “Eu tenho planos com ele. Agora eu estou economizando de novo, porque eu tive que gastar um pouquinho com ele. Meu sonho é personalizar ele, deixar mais bonito do que já é hoje e poder fazer uma viagem com ele”, afirmou animado o jovem.
Educação financeira
O segredo para poder realizar o sonho de comprar o fusca, pagar a CNH e estar economizando para a viagem, foi a educação financeira, segundo Thiago. “Educação financeira tem que ser aplicada na escola para a gente crescer e nos tornar adultos conscientes em saber economizar, saber trabalhar com o dinheiro”.
O jovem agora está terminando o curso de técnico em administração, mas já está pensando na faculdade de economia.