tres_barras

refis

Beto Passos foi mesmo expulso do partido? Justiça Eleitoral aponta que não

Avatar photo
Informações oficiais, obtidas através de consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, afirmam que Passos é presidente licenciado do PSD em Canoinhas.

LEIA TAMBÉM

A informação de que Beto Passos, ex-prefeito de Canoinhas, foi expulso do Partido Social Democrático (PSD), parece não ser verdade. A notícia foi divulgada na mídia, por um blog local, após Willian Godoy, prefeito em exercício do município, afirmar durante entrevista que Passos já havia sido afastado do PSD por conta dos acontecimentos que envolvem seu nome (leia-se “suspeito de integrar organização criminosa”).

Mesmo com a afirmação de Godoy, a notícia foi publicada aparentemente sem a checagem e/ou questionamento se realmente era verdadeira. Tal checagem foi feita pelo Canoinhas Online da data de hoje (veja na imagem abaixo).

A ‘expulsão’ de Passos do partido já teria acontecido há alguns dias, contudo, a informação entra em conflito com dados oficiais que estão disponíveis para consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde claramente se vê que Gilberto Passos é presidente licenciado do PSD e permanece como membro ativo até esta terça-feira, 11 de outubro. O vereador Osmar Oleskovicz é o presidente em exercício.

Imagem: TSE/Justiça Eleitoral/Reprodução

As informações constantes desta certidão retratam o conteúdo dos assentamentos da Justiça Eleitoral na data e hora de sua emissão, o que não impede a ocorrência de alterações futuras, todavia, como Godoy fez essa afirmação na segunda-feira (10), referindo a expulsão de Passos em data anterior (e que por algum motivo foi mantida em segredo), esse dado já deveria estar atualizado no TSE.

A reportagem do Canoinhas Online entrou em contato com o prefeito em exercício, Willian Godoy (PSD), questionando-o sobre a divergência nas informações, e sobre sua afirmação sobre Passos ter sido expulso do partido visto que o Tribunal Superior Eleitoral aponta o contrário. Até o fechamento dessa matéria não obtivemos retorno. O espaço permanece aberto para contra-resposta.

CONTRAPONTO

Na tarde desta quarta-feira (12), a reportagem do Canoinhas Online teve acesso a documentos, fornecido por um membro do Partido Social Democrático (PSD), os quais comprovam que houve uma reunião da Comissão Municipal do Partido, em 1º de setembro último, onde após deliberação foi aprovada, por unanimidade, a expulsão de Gilberto dos Passos e Nilson Antonio de Oliveira Cochask.

“Ambos são réus em processos criminais por organização criminosa em trâmite na Comarca de Canoinhas”, diz o documento, “e ainda violaram regras definidas no Estatuto do PSD”. A Ata foi protocolada no Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Canoinhas no dia 5 de setembro.

O PSD municipal acredita que a informação que consta na Justiça Eleitoral, apontando que Passos ainda é membro ativo do partido, deve-se a algum problema no sistema, posto que o pedido de atualização foi protocolado há mais de um mês. A situação será verificada nesta quinta-feira (13), junto ao Cartório Eleitoral de Canoinhas, segundo informado à reportagem.

Notícia Anterior

VANDALISMO
Homem de 35 anos é preso por quebrar imagens de igreja em São Mateus do Sul

Próxima Notícia

PARANÁ
Bombeiros procuram bebê e criança de 7 anos levadas pela correnteza, no Paraná