Em boletim emitido nesta sexta-feira (14), a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que, com base nas imagens do radar meteorológico do Oeste, foi possível observar o deslocamento e rápida intensificação de uma supercélula sobre o município de Itá. no Meio Oeste catarinense, na madrugada de hoje.



Essa supercélula, com característica tornádica (Tornado), apresentou presença de granizo e fortes rajadas de vento, que chegaram a 120 km/hora e deixaram um rastro de destruição.

O tornado se formou em Itá durante a madrugada, atingindo outras cidades da região, além de causar estragos em municípios gaúchos.
O fenômeno derrubou árvores e postes de energia, destelhou casas e deixou famílias desalojadas. Ninguém se feriu. O município tem pouco mais de 6,4 mil moradores, segundo o IBGE, e conhecida no turismo pelas águas termais.
PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA
Para este sábado (15), a atuação de um sistema de alta pressão mantém a condição para formação de nuvens e também a ocorrência de chuva ocasional e pontual nas áreas litorâneas e em regiões próximas. No oeste do estado, novas áreas de instabilidade avançam provocando pancadas de chuva e temporais isolados nessas áreas, avançando para o restante do estado entre a noite do sábado (15) e a madrugada do domingo (16).
No sábado (15) também há condições para rajadas de vento, que se concentram mais no Oeste catarinense e no Planalto Norte, com direção sudeste e rajadas de velocidades que variam entre 40 e 60 km/h.
No domingo (16) a atuação de um cavado ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados a partir da madrugada no oeste.
Na segunda-feira (17) o dia será com variação da nebulosidade com aberturas de sol na maior parte do estado com exceção das áreas litorâneas onde o tempo fica mais nublado com chance de chuva fraca e pontual a qualquer hora do dia. Não há ocorrências associadas às chuvas.
Já na terça-feira (18) a chuva retorna ao estado com fraca a moderada intensidade se concentrando mais em áreas litorâneas.
 
			




