telemedicina

fesmate

Joinville decreta emergência por causa das chuvas

Avatar photo
Em apenas três dias choveu mais do que a média esperada para o mês de novembro.

Joinville, a maior cidade catarinense, decretou situação de emergência por causa das chuvas, informou a prefeitura na noite desta segunda-feira (28). A cidade enfrenta alagamentos e o município abriu três abrigos.

    De acordo com a prefeitura, desde sábado (26) choveu 340 milímetros em Joinville. Esse acumulado é mais do que a média esperada para o mês de novembro, que é de até 190 milímetros, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

    Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

    A decisão para o decreto de emergência foi feita após sobrevoo em helicóptero da Polícia Militar. Regiões como Morro do Meio, Vila Nova, Jardim Paraíso e Jardim Sofia têm as ruas cheias d’água. Além disso, na zona rural, os alagamentos impedem a passagem dos moradores sobre ponte e galerias para chegaram às próprias casas.

    A Defesa Civil de Joinville recomenda às pessoas que moram nas imediações do Quiriri, do Cubatão, do Rio da Prata, da Estrada do Pico e nas proximidades da serra, que evitem retornar ou permanecer em suas residências até que a situação seja normalizada.

    Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, do 62º Batalhão de Infantaria, do Clube do Jipeiro Joinville e do Grupo de Resgate em Montanha estão auxiliando os profissionais da Defesa Civil para a retirada das famílias que estão ilhadas e orientando a população no local a não retornar para as casas.

    A prefeitura também se preocupa com o grande volume de chuva previsto para a serra, desde Curitiba, o que traz volume de água para Joinville. Isso tende a aumentar rapidamente o volume dos rios e prejudicar o escoamento, de acordo com o município.

    Chuva em SC

    A chuva registrada em Santa Catarina desde a noite de sábado (26) já provocou diversos estragos em ao menos quatro regiões do estado. Aulas foram canceladas, ruas chegaram a ficar alagadas e houve deslizamentos em algumas regiões.

    De acordo com a Defesa Civil, durante a noite desta segunda, a chuva volta a se intensificar, de forma persistente e volumosa, principalmente no Norte e Vale do Itajaí.

    O fenômeno deve continuar nesta terça e quarta nessas regiões e na Grande Florianópolis. Nesses lugares, há risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

    No Oeste, pode haver temporais isolados entre as tardes e noites e o risco é moderado para estragos causados pela chuva. Também pode ocorrer queda de granizo, raios e rajadas de ventos.

    Notícia Anterior

    PARANÁ
    Nova queda de barreira deixa veículos soterrados na BR-376

    Próxima Notícia

    POLÍCIA
    Jovem é presa por matar bebê a facadas após o parto, no Sul catarinense