SC recebe medicamento que impede que a Covid se agrave

Avatar photo
O medicamento deve ser administrado por cinco dias, em adultos que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.

LEIA TAMBÉM

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (14), que adquiriu 50 mil lotes de primeiros antivirais para o tratamento da Covid-19. O medicamento é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir, produzidos pela Pfizer, e estão em processo de distribuição a todos os estados e o Distrito Federal.

Santa Catarina recebeu hoje, doses do remédio suficientes para 1.545 tratamentos, que impede que a Covid-19 se agrave em pacientes idosos ou maiores de 18 anos com comorbidades positivados.

O medicamento se chama Paxlovid e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, trata-se de uma combinação dos remédios nirmatrelvir/ritonavir (NMV/r). Ele é o primeiro medicamento disponível no SUS para tratamento ambulatorial para Covid-19.

O Paxlovid deve ser administrado até o 5º dia de início dos sintomas. Isso porque a intenção do tratamento é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco, que mesmo vacinados, possuem mais risco de evoluir para quadros graves da doença.

Para o paciente ter acesso ao medicamento, ele precisa ser avaliado em uma unidade de saúde, como Postos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais. Se o médico entender que o paciente se enquadra nos requisitos exigidos, o profissional deverá preencher formulário com a solicitação apresentando o exame positivo para a Covid-19 (o autoteste não é válido), e as comprovações de que se enquadra nos critérios indicados.

O medicamento é retroviral, de uso oral, e deve ser administrado por cinco dias, em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.