A prefeitura de Canoinhas informou nesta quinta-feira (15), que uma nova empresa foi contratada pelo município, para a coleta de lixo, depois que a prefeita Juliana Maciel determinou a revogação do processo licitatório que teve como vencedora a Serrana, até então responsável pelo recolhimento do lixo. “Canoinhas não tem mais espaço para a corrupção e por isso fizemos a revogação do processo licitatório”, afirma Juliana.
A empresa Serrana foi citada em uma operação do GAECO, que deflagrou a Operação Mensageiro no dia 6 de dezembro, para apurar suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.
No dia em que a operação foi deflagrada, a prefeitura de Canoinhas emitiu uma nota sobre a ação do GAECO, que esteve no paço municipal para cumprir mandado de busca e apreensão.
ECONOMIA
De acordo com a prefeitura, GR Soluções Ambientais ofereceu o menor valor dentre as empresas do processo emergencial e por isso foi contratada para realizar o serviço no perímetro urbano e rural pelo próximo ano.
O contrato foi assinado na manhã desta quinta-feira e prevê a coleta, transporte e destinação de resíduos orgânico e recicláveis e também os de saúde/hospitalares.
A economia para o Município com o novo contrato é estimada em R$ 300 mil por ano.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que a coleta de lixo em Canoinhas seguirá a mesma programação. A coleta seletiva no interior segue o cronograma já estabelecido anteriormente também.