Na noite de Natal (sábado 24), por volta das 20h50min, a guarnição Polícia Militar, com apoio do Tático de Canoinhas, deslocaram-se até um bar na Localidade de Pulador, em Major Vieira, para verificar a denúncia de ameaça e de posse de arma de fogo.
No local, a guarnição encontrou o estabelecimento já fechado, sendo que se apresentou a vítima, um homem, o qual informou que teria se desentendido com outro masculino, que o teria lhe agredido, xingado e saído do local dizendo que buscaria uma arma para o matar. Em vista da situação, o dono do bar o abrigou dentro do estabelecimento. I
Instantes depois, o autor dos fatos teria voltado ao local de posse de uma Carabina cal. 22 e após ser impedido de entrar no local se evadiu.
Os policiais foram até a casa do suspeito, que é vereador no município de Major Vieira, onde lhe deram voz de prisão. Diante dos indícios de que havia escondido a arma relatada, foi realizado uma busca no interior da residência sendo localizadas 21 munições intactas de calibre 20, 7 munições intactas de cal. 22, 39 espoletas para cartucho, uma sacola contendo chumbo utilizado para confeccionar munições, 3 cartuchos deflagrados, um coldre de couro para revólver, e dois cintos porta cartuchos.
Nesse momento o suspeito saiu correndo por dentro da residência tentando acessar a porta dos fundos, e devido a possibilidade de ter acesso a arma, foi imobilizado.
Em seguida a esposa do autor do fato, desferiu arranhões ao policial, resultando em lesões na sua face, bem como desferiu um soco na face de outro policial, não resultando lesão aparente. Sendo assim, foi dado voz de prisão também a feminina.
Após buscas no exterior da casa foram localizadas escondidas em um monte de tocos de madeira, uma carabina CBC Nylon 66, semi-automática, calibre.22, alimentada com 12 munições intactas, bem como uma caixa de munição contendo 37 munições de cal. 22 Hyper Chumbo. As partes foram conduzidas até a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas para providências cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.