fesmate

telemedicina

Quem é a catarinense que organizou viagem à Brasília e enganou o STF nas redes

Avatar photo
Ex-assessora parlamentar de uma vereadora de Blumenau teria viabilizado transporte e comida para 350 pessoas, mas não contou de onde veio o dinheiro do patrocínio.

Uma ex-assessora parlamentar de Santa Catarina é apontada como responsável por ter organizado o ‘patrocínio’ de sete ônibus ‘gratuitos’ de ida à Brasília e volta a Blumenau, com direito a alimentação, entre os dias 7 e 10 de janeiro deste ano, para levar manifestantes que até então estavam acampados em frente ao 23º Batalhão de Infantaria do Exército na cidade de Blumenau. A matéria, com a denúncia, foi publicada ontem (30), pelo jornalista Vinicius Segalla.

De acordo com informações obtidas pelo jornalista (áudios e vídeos), Maria Lúcia Ferreira dos Santos trabalhava como assessora da vereadora bolsonarista e pastora evangélica Silmara Miguel (PSD), e foi por meio de “seu trabalho” que os manifestantes ficaram sabendo do transporte gratuito à Brasília, para participar da invasão que aconteceu no dia 8 nas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no DF.

Ferreira dos Santos, ou “Malú”, como é conhecida em meio à militância bolsonarista, também teria sido responsável pela segurança da operação. Assim, nos dias que antecederam a invasão, ela designou outra auxiliar, chamada Manuela Adriano, para alterar o nome do grupo de WhatsApp ligado ao acampamento em frente ao batalhão do Exército, para “Festa Supresa 3“ (áudio abaixo).

A ideia era escapar do mando judicial do STF (Supremo Tribunal Federal) de dias antes, que havia determinado que a operadora do aplicativo tirasse de funcionamento quaisquer grupos que estivessem gestando algum tipo de ataque à democracia. Ou, nas próprias palavras da assessora parlamentar, “para enganar, né,” a Justiça brasileira.

Em áudio retirado de grupos de WhatsApp golpistas de Blumenau, a assessora parlamentar (na foto, à direita, ao lado da vereadora Silmara Miguel) explicou a manobra e, ainda citou outros grupos da cidade que estavam adotando expediente semelhante.

Foto: Reprodução

ESTA SOBRANDO ÔNIBUS E FALTANDO PESSOAS

No dia 7 de janeiro, outro áudio (ouça abaixo) foi enviado aos grupos de Blumenau, demonstrando a preocupação da organizadora Manuela de ter “mais ônibus” pagos do que manifestantes interessados em embarcar na desventura.

Quem em Brasília estava ajudando a assessora parlamentar a juntar dinheiro para a tentativa de golpe, ainda não se sabe. Contudo, segundo a matéria publicada, em Blumenau, um dos patrocinadores da excursão teria sido o empresário Otto Vieira, colecionador de armas e dono de uma loja de armamentos como pistolas, carabinas, rifles e revólveres. A matéria completa pode ser lida no site do DCM.

Notícia Anterior

PARANÁ
Caminhoneiros mortos em acidente impressionante na Rodovia do Xisto são identificados

Próxima Notícia

POLÍTICA
Campeão olímpico sugere’dar um tiro’ em Lula, em rede social

VOCÊ VIU?