As fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram, até o momento, 19 mortes, e estragos em várias regiões de São Paulo, principalmente no litoral. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos, deixaram centenas de pessoas desabrigadas e interditaram as rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. O volume de chuva foi um dos maiores registrado até hoje no Brasil.
Foi decretado estado de calamidade nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro em 3 das 4 cidades do Litoral Norte, segundo Defesa Civil.
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse na tarde de hoje (19), em São Sebastião, que helicópteros da Polícia Militar e do Exército estão sendo usados para transportar as equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município.
Até o início da noite deste domingo há registro de 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.
Um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e desalojados e mais de 100 bombeiros estão trabalhando no resgate das vítimas.
Morte em Ubatuba
Uma criança de 7 anos morreu na madrugada deste domingo (19) depois de uma pedra deslizar e atingir a casa onde ela estava, no bairro Estufa 2, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, devido às chuvas uma pedra deslizou e caiu em cima da residência onde a criança e sua família estavam. A menina, segundo a corporação, foi atingida pela pedra na cabeça, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Em São Sebastião, morte e desabrigados
Uma mulher de 35 anos morreu neste domingo (19), em São Sebastião (SP), após a casa dela ser atingida por uma árvore durante o temporal que caiu sobre a cidade. A morte foi confirmada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa sobre os desastres causados pela chuva constante no Litoral Norte do estado.
Veja, os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim mais recente do governo do estado de São Paulo:
- Bertioga: 683 mm
- São Sebastião: 627 mm
- Guarujá: 395 mm
- Ilhabela: 337 mm
- Ubatuba: 335 mm
- Caraguatatuba: 234 mm
- Santos: 232 mm
- Praia Grande: 209 mm
- São Vicente: 194 mm
- Cubatão: 117 mm
- Mongaguá: 112 mm
- Peruíbe: 98 mm
- Itanhaém: 94 mm