O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liberdade provisória – entre segunda (27) e terça-feira (28) – a 173 denunciados por envolvimento em atos terroristas e depredações aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
O grupo foi preso em flagrante no dia 9 de janeiro de 2023, um dia após os atos, em frente ao Quartel General do Exército, local onde incitava, publicamente, a animosidade das Forças Armadas contra os poderes constituídos.
Na lista, divulgada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, estão cinco catarinenses, três homens e duas mulheres.
O ministro considerou que, como as investigações não os apontaram como financiadores ou executores principais, esses denunciados podem responder em liberdade mediante uma série de medidas cautelares, como utilizar tornozeleira eletrônica, recolhimento notuno, proibição de usar redes sociais e de se comunicarem, por qualquer meio, com os demais envolvidos nos ataques.
Atualmente, 767 pessoas seguem presas e 639 foram liberadas para responder em liberdade, também com as cautelares acima.

























