telemedicina

fesmate

Governo Lula vai remodelar DPVAT, que deve voltar a ser cobrado em 2024

Avatar photo
O DPVAT foi criado em 1974, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se na manhã de sábado (18), fora da agenda, com o novo superintendente indicado para a Susep (Superintendência de Seguros Privados), Alessandro Octavianni, em São Paulo. O encontro foi realizado no momento em que toma força a discussão sobre o retorno do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores), que deixou de ser cobrado em 2021, por ordem do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Hoje, nós anunciamos mais um benefício aos brasileiros, que é o pagamento do DPVAT pela Caixa. Este é um movimento muito importante para minimizar problemas, fraudes, em especial, às pessoas mais humildes”, ressaltou o então presidente da Caixa na época, Pedro Guimarães.

O DPVAT será reformulado pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pode voltar a ser cobrado dos motoristas a partir do ano que vem. O Executivo já trabalha na elaboração de um novo modelo para o seguro.

“Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso”, disse o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, na semana passada.

O DPVAT era cobrado no licenciamento dos veículos até 2020, mas no ano seguinte o governo federal constituiu um fundo no valor de R$ 4,3 bilhões para substituir o consórcio que tinha a seu cargo o seguro veicular obrigatório e isentou os motoristas da cobrança anual.

Esse fundo passou a ser administrado pela Caixa Econômica Federal e, desde então, o dinheiro vem sendo consumido com o reembolso de despesas de assistência médica e suplementares e em casos de invalidez permanente e de morte. A reserva, contudo, está chegando ao fim. Dessa forma, para bancar o DPVAT, a tendência é que os donos de veículos voltem a pagar pelo seguro.

Notícia Anterior

SAÚDE
Governo retoma Mais Médicos com 15 mil vagas

Próxima Notícia

MEIO AMBIENTE
Programa do IMA ampliará ações de descarte de resíduos sólidos em Santa Catarina

VOCÊ VIU?