fesmate

telemedicina

Programa do IMA ampliará ações de descarte de resíduos sólidos em Santa Catarina

Avatar photo
Com apoio do Governo do Estado e do Ministério Público, o Programa receberá R$ 1,5 milhão para ampliar as ações.

ASCOM — O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado foi contemplado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e receberá R$ 1,5 milhão para ampliar as ações de descarte de resíduos sólidos no estado.

O PLD promove a logística reversa de produtos como lâmpadas, pilhas, pneus e embalagens de agrotóxicos, eletroeletrônicos encaminhando-os para a reciclagem e o descarte adequado de uma série de produtos que podem conter, além de materiais reaproveitáveis, elementos nocivos para a saúde e para o meio ambiente.

Com os recursos disponibilizados pelo Fundo, o IMA poderá estender para todo os municípios catarinenses o programa – já iniciado em seis de suas 16 regionais no prazo de cinco anos, começando pelos 224 municípios de até 20 mil habitantes, para depois atender aos de até 50 mil e finalizar com as grandes cidades do estado.

Um dos objetivos do programa Penso, Logo Destino (PLD) é disseminar informações entre agentes públicos e população em geral a respeito das especificidades dos resíduos integrantes dos sistemas de logística reversa por meio de uma série de ações, incluindo a capacitação de 3 mil agentes multiplicadores (coordenadores, professores, agentes de saúde, comerciantes, entre outros).

As entidades gestoras são pessoas jurídicas constituídas pelas fabricantes e importadoras que têm o objetivo de estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa no Brasil.

Até o momento, o PLD já recolheu mais de 130 mil unidades de lâmpadas; mais de 100 mil unidades de embalagens de agrotóxicos, cerca de 40 mil unidades de pneus e mais de 32 mil quilos de eletrônicos e pilhas em Santa Catarina.

Notícia Anterior

SEGURO OBRIGATÓRIO
Governo Lula vai remodelar DPVAT, que deve voltar a ser cobrado em 2024

Próxima Notícia

ESTELIONATO
Cliente é preso ao ‘dar um migué’ em posto de gasolina de Canoinhas

VOCÊ VIU?