telemedicina

fesmate

Lei obriga reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva

Avatar photo
O volume total de água desperdiçada corresponde hoje a 6,5 bilhões de metros cúbicos.

AGÊNCIA BRASIL — Concessionárias de água e esgoto terão de prevenir o desperdício de água e aproveitar as águas de chuva. É o que determina o Projeto de Lei aprovado nesta quinta-feira (9) pelo plenário do Senado.

O texto, que ainda depende de sanção presidencial para entrar em vigor, altera a Lei do Saneamento Básico ao obrigar as empresas a corrigir as falhas para evitar vazamentos e perdas; aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.

“Caberá à União estimular o uso das águas pluviais e de águas servidas, especialmente as águas cinzas, resultados de processos como lavagem de louça e roupa, uso de chuveiro, paisagismo, e as utilizadas em atividades, agrícolas, florestais e industriais”, diz um trecho da lei.

As águas cinzas são aquelas descartadas pelas residências por pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros, exceto as usadas nos vasos sanitários. Pela proposta aprovada, elas serão aproveitadas em atividades que exijam menor qualidade, como irrigação de jardins; lavagem de calçadas; pisos e veículos e também na manutenção de lagos artificiais e chafarizes de parques, praças e jardins.

O volume total de água desperdiçada corresponde hoje a 6,5 bilhões de metros cúbicos.

Notícia Anterior

INDENIZAÇÃO
Erro médico: Pais que perderam filha em exame de endoscopia serão indenizados

Próxima Notícia

OPERAÇÃO QUARESMA
PM de Santa Catarina inicia operação contra os maus-tratos de animais

VOCÊ VIU?