Na segunda-feira (6), por volta das 14h, um homem compareceu no Grupo da Polícia Militar de Major Vieira, levando um animal silvestre ferido, solicitando apoio da guarnição para que fosse encaminhado a um profissional especializado.
Segundo ele, enquanto se deslocava pela rodovia SC-477, na localidade de Salto Canoinhas, encontrou o animal ferido no meio da pista de rolamento, aparentando ter sido atropelado. Relatou que conseguiu colocar o animal em uma caixa de papelão para transportá-lo em segurança.
O homem acompanhou a guarnição até Canoinhas, na Clínica Veterinária CenterVet, onde o veterinário identificou o animal como sendo um Jaguarundi (também chamado eirá, gato-mourisco) e o atendeu, diagnosticando que estaria com fratura do quadril e da escápula.
Segundo a PM, a Clínica se comprometeu em realizar o tratamento, inclusive cirurgia, até sua recuperação, para que possa ser recolocado na natureza.
A Polícia Ambiental também foi comunicada sobre a ocorrência, e se responsabilizou em ficar em contato com o veterinário para acertar os detalhes da recondução do animal ao seu habitat natural assim que ele estiver recuperado.
Etimologia
Jaguarundi é oriundo do tupi yawaum’di ou iawara-undí, e surgiu da junção da palavra ya’wara (jaguar, fera) + undi (escuro).
Em alguns países de língua espanhola, o jaguarundi também é conhecido como gato colorado, gato moro, león brenero, onza, tigrillo e leoncillo.