Na manhã de quinta-feira (18), policiais militares deslocaram-se até a Rua Frei Menandro Kamps, quase em frente da Igreja Matriz de Canoinhas, onde estaria ocorrendo uma briga, e segundo informações teria alguém de posse de um facão.
A guarnição realizou a abordagem de um homem o qual se identificou como sendo cigano e que está acampado as margens da SC 477. Disse que cigano teria ligado para seu celular e lhe ameaçado de morte.
Segundo relatou à PM, ele seguia para a frente da Caixa Econômica Federal, juntamente com sua cunhada, irmão e seus primos, quando os agressores os alcançaram, em um veículo Vectra, e em frente a igreja desembarcaram e saíram agredindo a todos que estavam a pé.
Ele então, de posse de um facão, marca Tramontina e com cerca de 60 centímetros de lâmina, tentou se defender e defender seus companheiros. Segundo a polícia, ele não conseguiu ferir nenhum dos seus oponentes nem foi lesionado.
Devido a um evento da secretaria de Educação na praça Oswaldo de Oliveira, os fatos causaram certo tumulto, porém com a chegada rápida das guarnições tudo foi
resolvido, deixando os alunos, professores e moradores tranquilos.
A guarnição confeccionou o boletim de ocorrência na modalidade Termo Circunstanciado em desfavor do cigano e apreendeu o facão que foi, encaminhado à Seção Técnica do 3º BPM. Todos foram liberados no local.