O exame de necropsia¹, feito no cadáver do ator Jeff Machado, de 44 anos, não apontou a causa da morte por causa do avançado tempo de decomposição em que seu corpo foi encontrado. A análise foi concluída nesta quinta-feira (25), e o corpo foi liberado para a família fazer o sepultamento em Santa Catarina, estado de origem de Jeff.
Na quarta-feira, o advogado da família, Jairo Magalhães, disse que o corpo foi encontrado com um fio de metal em volta do pescoço. Jairo contou ainda que, em um primeiro momento de análise, o corpo não tinha nenhuma nenhuma outra marca de violência. Segundo ele, a indefinição da causa da morte não deve atrapalhar uma possível acusação de homicídio no futuro.
Com a indefinição da causa da morte, por questões de segurança, o corpo não poderá embarcar em um voo comercial, e seguirá do Rio de Janeiro para Araranguá (SC) de carro.
O traslado de carro dever sair do Rio por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (26) e chegar à noite em Santa Catarina. O velório será na manhã do sábado (27).
Visivelmente abatida, a mãe de Jefferson Machado da Costa, Maria das Dores Machado, esteve no IML nesta quinta-feira (25) para cumprir os trâmites burocráticos de liberação: “Eu não vou ter coragem de ver, mas preciso assinar para que o corpo do meu filho seja liberado”.
Ela pediu o avanço das investigações para que o culpado seja encontrado e julgado.
“É muito triste um moço vir para o Rio de Janeiro para estudar, fazer Jornalismo, Cinema e Produção, se dedicar ao trabalho de ator. E depois ser encontrado por bandidos, que estão soltos aqui no Rio. Isso tem que ser feito justiça, e muito rápido”, afirmou a mãe de Jeff.
INVESTIGAÇÃO
Os suspeitos da morte do ator alugaram o imóvel na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, onde o corpo foi encontrado enterrado e concretado, um mês antes do crime.
A proprietária da casa prestou depoimento a investigadores da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) e negou que tenha tido contato ou visto o artista em sua residência.
Um vizinho do imóvel negou que tenha visto Jeff na residência onde o corpo foi encontrado. A polícia não tem informações de que o ator tenha ido ao local antes de ser morto. O corpo estava dentro de um baú que pertencia a vítima e que estava na casa dele em Campo Grande, bem próximo a casa onde foi encontrado morto.
A polícia investiga um amigo do ator que alugou a casa. O homem chegou a ajudar a família a registrar o desaparecimento de Jeff, em fevereiro deste ano. Além disso, ele estava com as chaves do carro e da casa da vítima, em Vargem Grande, na mesma região.
¹ Necropsia é feito no corpo de uma pessoa morta para avaliar e determinar a causa mortis. A necropsia é realizada no Instituto Médico Legal (IML) por um médico legista, profissional altamente capacitado para avaliar de forma completa o estado do corpo.