Ninguém nasce um leitor, é preciso aprender a gostar da leitura. E para despertar este interesse nos alunos que a rede pública municipal desenvolve anualmente o Projeto Leia Canoinhas.
“Agora, os resultados deste trabalho estão sendo apresentados nas escolas e centros de educação infantil por meio das mostras literárias”, explica a secretária de Educação, Sonia Grosskopf.
Projeto Leia Canoinhas busca despertar novos olhares para a literatura local, regional, catarinense e brasileira. “Além de fortalecer o hábito da leitura, o projeto motiva o engajamento de toda a comunidade escolar”, ressalta Sonia.
Cada Escola/CEIs elabora e desenvolve um projeto com a finalidade de incentivar o compartilhamento de conhecimento por meio de leitura com várias possibilidades sendo: maleta viajante, empréstimos de livros, cantinho da leitura, contação de histórias, confecção de livros/jornais e vídeos, receitas, comidas típicas, teatro, árvore genealógicas, baús de leitura, chá literário, fantoches, releitura dos clássicos, estudo de etnias, mascote, origamis, rodas de leitura, árvore literária, dramatização, maquetes, personagens infantis, carrinho itinerante, caixas ambulantes, geloteca, leitores locais, troca de cartas, familiarização com audiolivros, entre outras ações que desenvolvam o gosto pela leitura.
Prefeita Juliana Maciel participou da mostra realizada nesta quarta no CEI Cecília Meireilles: “na educação, todos nós temos a responsabilidade em formar bons cidadãos. E é muito gratificante ver este CEI com tantos pais e mães prestigiando e participando da vida escolar dos filhos”.