A agroindústria canoinhense Don Agos Defumados agora pode vender parte de seus produtos em todo o território brasileiro. Esse avanço foi possível graças à obtenção do Selo ARTE, uma certificação criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para valorizar produtos artesanais de alta qualidade e que neste caso foi concedida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Essa conquista teve um papel fundamental do Governo Municipal, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que prestou toda a assessoria à empresa para obtenção do selo. A Don Agos foi a primeira empresa agroindústria canoinhense a obter o Selo ARTE.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o SIM está oferecendo todo o assessoramento necessário, orientando as agroindústrias locais para que cumpram os requisitos exigidos, e assim como a Don Agos, possam obter o Selo ARTE.
O Secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Gildo Stoker, destaca que o objetivo do Governo Municipal é fomentar o crescimento econômico. “Ao apoiar a regularização e a certificação das empresas locais, o Governo do Município abre portas para que os produtos de Canoinhas cheguem a novos mercados, gerando mais renda e empregos”.
O processo de certificação contou também com a atuação da Cidasc, que validou o trabalho técnico realizado pelo SIM de Canoinhas.
Para o fundador da empresa, Agostinho Machado Filho, o apoio técnico foi essencial para garantir a segurança do consumidor. “Para mim, o selo vem em primeiro lugar para mostrar para o meu cliente que, atrás daquele produto, há o trabalho de profissionais competentes e que ele pode ficar tranquilo, por ser um produto de qualidade e com segurança para o consumo”.
Produtos cárneos defumados à lenha são a especialidade da Don Agos. Receberam a certificação nove produtos da empresa, que agora poderão ser comercializados para todo o Brasil: bacon, copa, pastrami, picanha curada defumada, mignon curado defumado, salmão, roast beef, picanha de cordeiro defumada e peito de frango defumado.
E a empresa tem a intenção de solicitar o Selo ARTE para outros produtos.
A prefeita Juliana Maciel avalia que a conquista deste selo é reflexo do apoio do Governo do Município ao empreendedor local. “Com essa certificação, os defumados da Don Agos deixam de ter uma circulação restrita para ganhar as prateleiras de todo o país. Isso mostra que estamos no caminho certo, apoiando o crescimento das empresas de Canoinhas”.
Para a vice-prefeita Zenilda Lemos, a conquista deste primeiro Selo ARTE canoinhense é um marco na história da agroindústria local. “Tenho certeza que, assim como a Don Agos, em breve teremos outras empresas canoinhenses conquistando o Selo ARTE”.























