A maior apreensão de cocaína do ano em Santa Catarina ocorreu nesta quarta-feira (9) no Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado. Foram encontrados 760,6 quilos da droga escondidos em meio a uma carga de esmalte cerâmico, informaram a Polícia Federal e Receita Federal.
O uso do scanner permitiu perceber a diferença de densidade entre o pó da cocaína e o pó do esmalte cerâmico, indicando em quais contêineres havia droga escondida. As autoridades ainda apuram como os tijolos do entorpecente foram inseridos na carga.
A Receita esclareceu que usa critérios de risco para fazer as fiscalizações, baseados em uma série de fatores, como origem e destino do navio, tipo de mercadoria, importadores, exportadores e transportadoras envolvidos.
Segundo o órgão, é impossível abrir todos os contêineres que chegam ou saem dos portos, pois isso inviabilizaria o comércio exterior.
Porém, mesmo que nem todos sejam abertos, uma portaria determina que todos os contêineres destinados à exportação passem pelo scanner, ao menos.
A Receita Federal declarou que vai continuar fazendo vistorias concentrada nesta semana, com previsão de fiscalizar dezenas de contêineres.