O ator irlandês Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Albus Dumbledore a partir do terceiro filme na franquia dos filmes “Harry Potter”, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28).
A família do ator confirmou a morte em uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”, disse a declaração em nome de sua esposa Lady Gambon e de seu filho Fergus.
Reverenciado no Reino Unido, Gambon pode ser mais lembrado pelos nerds no mundo todo por assumir o papel do diretor de Hogwarts em 2002.
No entanto, a filmografia do ator é bem mais extensa do que a franquia. Entre seus papéis notáveis estão o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.
Gambon foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de “Harry Potter”. Ele encarou o papel em 2004 depois da morte de Richard Harris, em 2002. Ao todo, foram oito filmes da franquia.