O comando do 9º BBM informou que as cidades de Canoinhas e Três Barras foram atingidas por um forte vendaval no início da tarde desta segunda-feira (4) e que as guarnições estão em diversos atendimentos de destelhamento, queda de árvore e queda de fiação elétrica.
Alguns locais tiveram maior intensidade, sendo nas Ruas Álvaro Soares Machado, próximo da escola Cabral; Saulo de Carvalho no Jardim Esperança; Henrique Sorg no bairro Industrial I; Emídio Ferreira de Souza no bairro Piedade; Alfredo Bach; Mamede Cador. Nestes locais foram efetuados corte de arvores caídas e ou em risco eminente de queda.
Nas ruas Júlio Budant Neto; Almeida Cardoso, Augusto Ferreira da Silva, Francisco de Paula Pereira, Abel Rosa Nascimento e BR-280, foram destelhamentos e placas caídas em fiação elétrica e de telefonia.
Na SC-477 no bairro Água Verde houve queda de árvore na rodovia.
O Corpo de Bombeiros também faz um alerta para quem precisa fazer reparos em telhados, que tenha sido danificado pelo temporal:
“Historicamente temos registros de diversos acidentes que ocorrem na sequência desses eventos quando as pessoas ao realizarem trabalhos de recuperação dos telhados acabam sofrendo quedas e tendo ferimentos em muitos casos graves”, diz o alerta.
A orientação é para agir com a máxima cautela e segurança ao fazer reparos em telhados e sempre que possível chamar pessoal especializado.
Houve queda de luz em boa parte de Canoinhas e alguns bairros continuavam sem energia por volta das 15h.
Em Três Barras, guarnições dos Bombeiros foram acionadas para atuarem em diversas ocorrências devido aos intempéries climáticos.
A chuva e rajadas intensas de ventos danificaram residências e derrubaram árvores, algumas sobre a rede de fiação elétrica. Em um caso foi necessário aguardar o desligamento da rede para proceder o corte, que até o mesmo veio a entrar em ignição por conta da eletricidade.
Os bombeiros procederam com cortes de árvores caídas e ou em risco iminente na SC-303 (Km 06), na SC-120 (Barra Grande e Campininha), na BR-280 em São João dos Cavalheiros, e na Transfalcônica.
Ainda foi prestado auxílio para cobrir residência destelhada com lona no bairro Cohab. Nos locais energizados foi solicitado apoio da CELESC para desligamento da rede.