Setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão. De acordo com a previsão, a chuva aumenta de forma gradual nos próximos meses, passando a ser mais frequente e com totais mais elevados.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo do estado, o fenômeno El Niño irá atuar durante a primavera, que inicia em 23 de setembro.
Com isso, durante o período, há risco de eventos extremos, com chuvas fortes e temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina.
Ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.
O período também será marcado por temporais com raios, granizo e ventania. Os ciclones extratropicais atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.