bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

cursos

Homem quase morre ao engasgar com coxinha no Norte catarinense

Avatar photo
Para quem não sabe, o engasgo é considerado uma emergência, e pode levar a pessoa à morte por asfixia. O morador foi encontrado já cianótico e em parada cardiorrespiratória.

LEIA TAMBÉM

Um homem de 49 anos quase morreu após engasgar com uma coxinha dentro de casa na tarde deste sábado (9), em São Bento do Sul, no Norte de SC. Para quem não sabe, o engasgo é considerado uma emergência, e pode levar a pessoa à morte por asfixia.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele foi encontrado no interior de sua residência, na Rua Professor Egon Hussmann, caído no chão, cianótico (pele com coloração azulada), com ausência de pulso e em parada cardiorrespiratória.

Familiares relataram que ele engasgou enquanto se alimentava com o salgado (coxinha).

Prontamente os socorristas desobstruíram o que foi possível de sua via aérea e, inserindo uma cânula do desfibrilador iniciaram a massagem cardíaca, transportaram o paciente até o Hospital, onde a guarnição continuou apoiando a equipe da emergência no suporte cardiorrespiratório.

Uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local da ocorrência, apoiou o deslocamento da ambulância até o Hospital, atuando como “batedor” nesse caminho, devido o trânsito intenso naquele horário.

Após um total de 20 minutos de massagem cardíaca, o paciente teve o retorno do batimento cardíaco, ficando aos cuidados da equipe médica do Hospital e Maternidade Sagrada Família.

Mortes por engasgo alertam para primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros diz que não há maneira eficaz de se evitar as obstruções na respiração, mas aponta que, se os primeiros socorros forem realizados, a chance de sobrevivência é bem maior.

São ações que todo mundo pode fazer. Se tiver uma pessoa treinada no ambiente, já é o suficiente para manter a vítima viva.

 “A cada minuto que passa, a chance de uma pessoa que não recebe os primeiros socorros sobreviver cai em 10%. Portanto, se dez minutos passarem, por mais rápido que o Samu ou os bombeiros sejam, fica quase impossível de salvar alguém”, diz a corporação.

Passo a Passo

1- O primeiro passo é reconhecer que a pessoa engasgou. Agitação, dificuldade em falar ou até as duas mãos no pescoço são sinais. Após identificar o problema, a vítima deve ser orientada a tossir. Caso a tosse não seja suficiente, deve-se partir para o uso da Manobra de Heimlich:

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).

Manobra de Heimlich

A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

2. Se a vítima continuar engasgada, ela pode desmaiar. Dessa forma é necessário deitá-la e verificar se a comida está visível na boca. Estando visível, é só retirar com o dedo.

3. Caso o problema continue, deve-se fazer duas respirações boca-a-boca tapando o nariz do engasgado.

4. Logo após, deve-se fazer 30 compressões na altura do peito e ver se a obstrução acabou. Faça o processo quantas vezes for necessário para que ocorra a desobstrução.

Enquanto segue estes passos, acione o Samu ou Corpo de Bombeiros.