R7 — O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, cancelou um encontro que teria neste sábado (9) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova Déli, na Índia, durante o encontro da cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias do mundo e União Europeia.
De acordo com o governo brasileiro, a delegação do príncipe saudita alegou uma “situação de urgência” e desmarcou a reunião.
Mohammad bin Salman foi quem mandou presentear o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias milionárias que não foram declaradas à Receita Federal. Eles se tornaram alvo de uma investigação.
Esta é a segunda vez no ano que Lula e o príncipe saudita têm um encontro frustrado. Em junho, durante visita a Paris, eles se encontrariam numa residência de luxo para um banquete oferecido pelo saudita. De última hora, no entanto, o petista desistiu de ir.
Ao justificar a desistência, Lula repetiu o argumento oficial da Presidência da República. A assessoria dele informou que o motivo era o desgaste físico do presidente.