Em Canoinhas, aproximadamente 40 famílias deixaram suas residências em decorrência da enchente até a manhã desta quarta-feira (11). “Nós estamos ajudando a fazer mudanças. Em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil”, informa a prefeita Juliana Maciel.
O apoio está sendo realizado até às 18h, após este horário a prioridade é o salvamento de pessoas. “Precisamos também garantir a segurança de todos que estão auxiliando”, reitera a prefeita.
Apenas uma família está em abrigo público, as demais foram para a casa de familiares. O telefone para contato da Defesa Civil é 47 3621 6175.
O nível do Rio Canoinhas continua subindo (7,89 metros) represando córregos e riachos. O Arroio Monjolo transbordou. Solicitamos atenção de todos os motoristas porque há pontos de alagamentos na Rua Getúlio Vargas também. “Respeitem a sinalização e não passem nos alagamentos”, alerta a coordenadora da Defesa Civil, Camila Lima.
Atenção:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões
Água
A Casan informa que devido às chuvas e alta turbidez do rio o abastecimento está comprometido em Canoinhas. Com captação, tratamento e distribuição reduzidos no município, a Companhia solicita uso econômico da água, com prioridade a atividades de higiene e alimentação.
Equipes monitoram o rio e as condições de recuperação dos equipamentos e redes que integram o sistema de abastecimento, porém ainda não há previsão de normalização.
Previsão do tempo
Entre quarta (11) e ao longo da quinta-feira (12) a chuva persiste em toda Santa Catarina.

O somatório dos acumulados provocados pelos temporais e pela chuva persistente são elevados em todo o estado, marcando valores entre 70 e 100 mm nas áreas em laranja, que compreendem as áreas do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. De forma pontual, os valores podem ultrapassar os 100 mm.



