telemedicina

fesmate

Barragem em Taió atinge 100% e comportas são abertas

Avatar photo
Nesta madrugada, o reservatório da Barragem Oeste atingiu os 100%, com cota de 23,30 metros e começou a verter.

A Defesa Civil estadual autorizou o início da abertura das comportas da Barragem Oeste, em Taió, cidade do Alto Vale do Itajaí, e ao longo da manhã dessa segunda-feira (20), iniciou-se a abertura gradual. Segundo o órgão, essa operação visa a compensação da vazão que sai da barragem, reduzindo a lâmina d’água que sai pelo vertedor e a altura do reservatório.

A Defesa Civil ainda destaca que tal medida não causa aumento da vazão que chega aos municípios abaixo do barramento, pois a medida de compensação troca a vazão que sai pelo vertedor da barragem pela vazão de saída da comporta, ou seja, a mesma vazão que passaria pelo vertedor irá passar pela comporta.

Os volumes de chuva registrados na bacia hidrográfica do rio Itajaí entre a quarta-feira (15) e a sexta-feira (17), que ultrapassaram os 200mm de média no Alto Vale, causaram alagamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios da região.

Assim, nesta madrugada, o reservatório da Barragem Oeste, em Taió, atingiu os 100%, com cota de 23,30 metros (IBGE 362,30m) por volta das 01:20h e começou a verter.

O vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica.

Notícia Anterior

EM CONJUNTO
Santa Catarina e Paraná estudam soluções para as cheias do Rio Iguaçu

Próxima Notícia

POLÍCIA
PM registra tentativa de homicídio e feminicídio, seguido de suicídio em Caçador