A passagem de um tornado foi confirmada em Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina, pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (6). Os fortes ventos chegaram a arrancar árvores pela raiz.
O tornado ocorreu na madrugada de sexta (3) no interior de Cunha Porã. Além das árvores, os fortes ventos atingiram galpões onde são guardadas máquinas agrícolas, e postes de iluminação, informou a Defesa Civil municipal.
O valor dos prejuízos estava sendo levantado nesta segunda. Houve danos também nas plantações, sendo as de trigo, fumo e milho as mais atingidas.
Não foi possível determinar a velocidade máxima dos ventos por não haver estação meteorológica no município, informou a Defesa Civil.
Após o tornado, o município foi atingido por forte chuva. O excesso de água causou danos em pontes e estradas, com prejuízos em acessos a propriedades rurais, informou a Defesa Civil municipal.
A prefeitura decretou situação de emergência na própria sexta. Foram registrados 200 milímetros de chuva em 48 horas, conforme a Defesa Civil.
Outra cidade do Oeste de Santa Catarina já registrou tornado este ano. Em Santa Cecília, a área rural do município foi atingida em setembro. Na época, A velocidade dos ventos na região chegou a 100 km/h. O tornado causou destruição de duas casas e quedas de árvores.