telemedicina

fesmate

Oposição pede abertura de CPI para investigar alto escalão do STF e TSE

Avatar photo
A iniciativa visa investigar supostos atos de abuso de autoridade cometidos por membros dessas cortes, notadamente durante o período eleitoral de 2022.

Deputados da oposição formalizaram a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reunindo as 171 assinaturas necessárias.

O pedido busca investigar possíveis violações de direitos fundamentais, condutas arbitrárias e atos de abuso de autoridade cometidos por membros dessas cortes.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), autor do pedido, justificou a iniciativa mencionando a morte de um dos detidos em 8 de janeiro como um catalisador para o apoio dos parlamentares.

Embora o requerimento tramite desde 2022, só agora atingiu o número mínimo de assinaturas necessárias, todas provenientes, em sua maioria, de deputados bolsonaristas.

A motivação para a CPI inclui a investigação de magistrados do STF e TSE em casos específicos do período eleitoral de 2022, como busca e apreensão de empresários por compartilhamento de mensagens, bloqueio de contas bancárias suspeitas de financiar atos antidemocráticos e a censura a parlamentares, ao economista Marcos Cintra, à produtora Brasil Paralelo, à emissora Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.

Apesar da coleta de votos favoráveis, não há consenso para a instalação da CPI na Câmara. A decisão depende da leitura do requerimento em Plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que até o momento não foi acordada.

Essa tentativa de investigar o alto escalão do Judiciário coincide com uma investida do Senado contra o STF, culminando na aprovação de uma lei que restringe os poderes dos ministros do Supremo, em um momento de crescente tensão entre os Poderes.

Notícia Anterior

FENÔMENO CLIMÁTICO
Defesa Civil confirma passagem de mais um tornado em SC

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Colisão entre carro e bicicleta elétrica deixa idoso ferido em Três Barras