A Nicarágua, pela primeira vez em vários anos, acordou neste domingo com um sorriso no rosto. A nova Miss Universo 2023, Sheynnis Palacios, é natural deste país centro-americano de cerca de 6 milhões de habitantes. Palacios venceu a 72ª edição do concurso de beleza, que ocorreu na noite de ontem (18), em San Salvador. A nicaraguense de 23 anos era uma das favoritas ao título.
As telas de televisão mostravam uma mulher que, em meio às lágrimas, se dirigia a uma das câmeras para dizer: “Eu te amo, mãe”.
A mãe de Sheynnis Palacios mora nos Estados Unidos, para onde emigrou há algum tempo para trabalhar em busca de novas oportunidades. Por esse motivo, ele não pôde ver pessoalmente a coroação de sua filha. Desde que sua mãe deixou a Nicarágua, a nova Miss Universo mora com a avó e o irmão mais novo.
Palacios competiu pela coroa ao lado de 84 mulheres de todo o mundo que compareceram perante um júri composto pela modelo Halima Aden, a estrela de “Queer Eye” como Carson Kressley, a influenciadora do TikTok Avani Gregg e duas ex-misses, Janelle Commissiong, de Trinidade e Tobago (Miss Universo 1977), e Iris Mittenaere, da França (Miss Universo 2016).
Quem é Sheynnis Palacios?
A nova rainha universal nasceu em uma família humilde em Manágua, capital da Nicarágua, tem 23 anos e é produtora audiovisual. Em 2022, Palacios revelou que se formou em comunicação pela Universidade Centro-Americana (UCA), universidade jesuíta que foi confiscada em meados deste ano pelo governo de Daniel Ortega.
Palacios é ativista da saúde mental, tema que ela assumiu após sofrer de problemas de ansiedade, segundo seu perfil na conta do Instagram do Miss Universo. Por meio do “Understand Your Mind”, podcast em que entrevista especialistas, a jovem nicaraguense oferece um espaço para informar pessoas que vivenciam a mesma condição que ela.
Embora prefira ficar atrás das câmeras, Palacios acredita que os holofotes podem servir para resolver os diversos problemas do mundo. Seu objetivo de vida, segundo seu perfil, é “trabalhar a serviço da humanidade, dirigindo uma equipe editorial e produzindo conteúdos e propagandas para marcas internacionais”.
A jovem nicaraguense se considera uma pessoa resiliente e disse, em uma breve descrição de si mesma no Miss Universo, que se pudesse ter um poder seria o de dominar elementos como ar e fogo.
Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.