Ana Karolayne Silva Barros, de 15 anos, faleceu no Hospital Regional de Iguatu, localizado a 365 km de Fortaleza, no Ceará, após receber tratamento com dipirona (dor) e administração na veia de escopolamina (remédio para cólica). O butilbrometo de escopolamina, atende pelo nome comercial de Buscopan.
A adolescente procurou o hospital acompanhada de sua mãe na segunda-feira (1), devido a intensas cólicas. Após uma consulta, o médico de plantão receitou a administração das duas medicações.
Assim que começou a receber a medicaçãona veia, na sala específica, Ana Karolayne começou a sentir-se mal, apresentando visão turva, vômitos e dor no peito.
Segundo informações do portal UOL, uma profissional de enfermagem informou à família que as reações aos medicamentos eram normais. No entanto, momentos depois, a jovem desmaiou. O médico foi chamado para socorrer a menor de idade, que não resistiu e faleceu.
O hospital emitiu uma nota declarando que seguiu todos os protocolos médicos e que, antes de administrar a medicação, foi questionado se a jovem tinha alguma alergia a medicamentos, ao que mãe e filha teriam respondido negativamente.
Em nota, sem citar os medicamentos, o hospital confirmou a morte da garota logo após receber a medicação. Segundo a unidade de saúde, o atendimento a Karolayne “seguiu todo o fluxo”, passando pelos processos de “acolhimento, triagem e atendimento médico.”
Ainda segundo o hospital, logo após a administração de medicação, “a paciente manifestou complicações graves.” [Ela] foi encaminhada imediatamente à sala de estabilização, onde foi prestada toda a assistência adequada. No entanto, a paciente não apresentou melhora, vindo a óbito”.
A Polícia Civil iniciou uma investigação para esclarecer os eventos relacionados ao caso.
Karolayne morava na zona rural com os pais e estudava na escola Governador Adauto Bezerra, em Iguatu, que também lamentou a morte. Ela tinha encerrado o 1º ano do ensino médio. O corpo da adolescente foi sepultado ontem à tarde.