O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última sexta-feira, 23, o repasse de pouco mais de R$ 5 milhões aos municípios catarinenses para ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
Este recurso é referente à segunda parcela do total de R$ 10 milhões, para organização dos 295 municípios a fim de reduzir os casos da doença em 2024. A primeira parcela foi repassada em novembro de 2023.
Estes valores somam-se a outros repasses de recursos próprios aos municípios no montante de 10 milhões de reais para combate à Dengue no primeiro semestre de 2023.
O Estado oferece continuamente aos municípios apoio técnico e fornecimento de insumos, como larvicidas, inseticidas e testes diagnósticos, além de veículos para aplicação dos inseticidas.
Além disso, foram empregados outros recursos em campanhas de mídia e comunicação social, que somam mais de 7 milhões de reais também durante o ano passado.
O recurso já está na conta dos municípios. Com ele é possível fazer a contratação de pessoal, ações locais, mutirões de limpezas e outras ações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
O Governo do Estado decretou na última semana situação de Emergência Epidemiológica em razão da infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina.
O auxílio financeiro deverá ser utilizado pelas Secretarias Municipais de Saúde para o custeio de ações das atividades previstas nas Diretrizes Estaduais para Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses em Santa Catarina.



























