Um adolescente, de 16 anos, morreu após ser atingido no abdome, por disparos de arma de fogo efetuados por policiais militares na noite de quinta-feira (7) em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. A ocorrência foi registrada nas escadarias de acesso ao Instituto Federal Catarinense (IFC), no bairro Bela Vista.
Após ser baleado, Bombeiros e Samu foram acionados, prestaram os primeiros atendimentos no local e em seguida conduziram o jovem ao Hospital de Ibirama. Segundo nota do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, o adolescente foi a óbito ao dar entrada na unidade de saúde.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi gerada pela mãe do adolescente. Ela estava em casa e teria sido ameaçada pelo filho, que tinha uma faca nas mãos. a mulher conseguiu fugir e se abrigar na casa de uma vizinha, quando então acionou a PM. Transtornado, o jovem fugiu de casa portando a arma branca.
Equipes iniciaram rondas e localizaram o adolescente nas proximidades do IFC, a cerca de 2 a 3 quilômetros de distância da sua residência. Duas guarnições cercaram o local para imobilizar o adolescente, ainda de acordo com a PM. Durante a ação, o jovem teria avançado contra os policiais com a faca, momento em que foi alvejado.
“Ele [o adolescente] com a faca na mão, subiu a escadaria do IFC e não acatou a ordem de parada, de largar a faca. Como ele não parou, um policial efetuou disparos, atingindo o abdome do adolescente (…) Infelizmente ele teve que ser alvejado, porque tinha situação de risco das guarnições e para evitar um risco maior para outras pessoas, já que ele estava com a faca na mão”, relatou a Polícia Militar (assista no vídeo abaixo).
A PM também informou que recebeu informações de testemunhas de que o jovem tinha intenção de tirar a própria vida.
A informação de que o menor pretendia adentrar no Instituto Federal e cometer um atentado na instituição, foi descartada pela polícia.
A própria direção do IFC divulgou uma Nota em que esclarece que “ocorreu uma perseguição policial pelas ruas da cidade e o desfecho da ação foi em frente ao campus. Diferente de algumas informações que circulam nas redes sociais e sites locais, não existe nenhuma confirmação, por parte das forças de segurança da cidade, que o indivíduo tivesse a intenção de entrar no campus“.
“O IFC Campus Ibirama lamenta o fato ocorrido, mas esclarece que todas as pessoas que estavam na instituição no momento [dos fatos] estão em segurança“, finaliza a Nota.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A Corregedoria da Polícia Militar também acompanha e deve apurar as circunstâncias da morte do adolescente. A identidade do jovem não foi divulgada.