Uma tragédia abalou a cidade de Canoinhas nesta quarta-feira (13). Um bebê morreu após ser esquecido dentro de um carro, pela própria mãe. O caso ocorreu no Centro da cidade. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, informou o delegado Vinícius Ferreira.
De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada até a Unidade de Pronto Atendimento, por volta das 18h, onde deu entrada no PA uma criança em óbito, que havia ficado dentro de um veículo. Ainda de acordo com a PM, no local foi constatado um bebê de 1 ano e 6 meses em óbito, com várias queimaduras pelo corpo.
Em relato aos policiais militares, a mãe disse que saiu de casa por volta das 11h50 para levar o menino até o CEI, porém acabou se deslocando ao trabalho, esquecendo de deixar a criança na escola.
“Por volta das 17h ela voltou à unidade educacional para buscá-lo, e ao ser informada que seu filho não havia sido deixado na creche, ela olhou dentro do veículo e viu o bebê no banco traseiro, na cadeirinha de segurança”, informou a Polícia Militar.
De imediato pegou a criança nos braços e rapidamente a conduziu no próprio veículo até o PA, onde ao chegar foi constatado que o bebê já estava morto.
Diante dos fatos a guarnição fez a condução dos pais, que estavam presentes no local, para a Delegacia para prestar declarações.
A mãe ficou em choque. “O delegado de plantão optou por não ouvi-la, mas será interrogada assim que possível”, disse o delegado Vinícius Ferreira.
“Ela foi imediatamente até o pronto atendimento, mas a criança chegou sem vida e nada pôde ser feito”, lamentou o delegado. O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado para a ocorrência.
O caso será investigado pela Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) de Canoinhas. Inicialmente, a situação é apurada como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
“Já requisitamos as perícias ao Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte. É um fato muito triste, uma tragédia que pode servir de alerta para outros pais”, completou Ferreira.
Este é um triste exemplo dos perigos de se deixar crianças dentro de carros, mesmo que por um curto período de tempo. Em dias quentes, a temperatura dentro de um veículo pode subir rapidamente, colocando a vida da criança em risco.
Para evitar tragédias como esta, é fundamental que os pais e responsáveis tomem medidas de precaução:
- Nunca deixe crianças desacompanhadas dentro de carros, mesmo que por um curto período de tempo.
- Sempre verifique o banco traseiro do carro antes de sair do veículo.
- Instale um sistema de alerta que o lembre se você deixou a criança no carro.
A segurança das crianças é responsabilidade de todos. Se você presenciar uma criança sozinha dentro de um carro, não hesite em acionar a Polícia Militar.
Este é um momento de luto e dor para a família. A comunidade de Canoinhas se solidariza com a perda irreparável.