telemedicina

Com retorno de chuva forte, RS se prepara para repetição de tragédias

Avatar photo
Em vídeo publicado neste domingo, o governador Eduardo Leite disse que os rios vão atingir novamente altos níveis, acima do que já foi registrado nos últimos dias.

Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul na noite de sábado (11), inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emitiu novos alertas neste domingo (12),para que a população busque por áreas seguras.

Rádios estão veiculando alertas de evacuação a pedido de prefeituras do interior. Os rios voltaram a subir e houve deslizamento causando morte na serra.

Entre as regiões com “risco de inundação severa” estão os vales do Taquari e do Caí, de acordo com os alertas mais recentes da Defesa Civil. “Quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”, orienta o órgão.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí devem voltar a ter elevação de nível, após leve recuo nos últimos dias. “Espalhem essa informação”, pediu Eduardo Leite em vídeo publicado nas contas oficiais do governo nas redes sociais.

Na região metropolitana de Porto Alegre, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também fez um apelo, neste domingo (12), para que quem voltou para casa após o recuo das águas volte a deixar os locais suscetíveis a alagamentos. “Saia imediatamente porque as águas voltarão, e a pessoa provavelmente terá que ser resgatada [se ficar]”, disse ele em vídeo publicado na conta da prefeitura no Instagram.

Ruas de Lajeado que estavam secas estão inundadas outra vez. O trabalho de limpeza que moradores haviam começado se mostrou inútil porque a parte da cidade que eles moram foi tomada pela água novamente.

Em Caxias do Sul, um servidor público morreu soterrado. Luciano Henrique Santos Lacava, 49, estava trabalhando quando um deslizamento varreu o prédio da Companhia de Desenvolvimento da cidade.

Nas últimas 24 horas choveu de forma intensa. Foram 120 milímetros de precipitação na serra e região metropolitana de Porto Alegre. As pessoas desistiram de voltar para casa. Sabem que precisarão ficar mais tempo em abrigos ou casa de parentes.

Os indicadores de que a tragédia vai se repetir surgem de todos os lados:

  • A Prefeitura de Pelotas ordenou evacuação de 27 localidades;
  • Em Rio Grande, são 7 áreas de risco;
  • Grupo de hidrólogos da UFRGS prevê que o rio Guaíba chegará a 5,50 metros. Será o maior nível da história;
  • Semana passada, o Guaíba avançou sobre considerável parte de Porto Alegre ao alcançar 5,35 metros – o maior nível de todos os tempos até então;
  • Alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) preveem chuva intensa, queda de temperatura e ventos de até 60km/h para os próximos dias;
  • O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais informou que é “muito alta” a probabilidade de cheias no RS;
  • Existem 133 bloqueios em estradas –são 51 em rodovias federais e 82 em em rodovias estaduais;
  • O acesso a Porto Alegre é dificultado porque existem 11 trechos onde há interrupção.

A Lagoa dos Patos, ao sul, encontra-se também em níveis bem elevados e com tendência de aumento significativo nos pontos monitorados das regiões costeiras. A informação é da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil alerta as pessoas afetadas pelas cheias a não atravessar áreas alagadas a pé ou de carro. “Procure informações com a Defesa Civil de sua cidade. Em caso de emergência, ligue 193/190”, recomenda o órgão.

Pelos dados oficiais, foram registradas até o momento 143 mortes causadas pelo mau tempo, com enchentes e enxurradas no Rio Grande do Sul, desde o fim de abril. Há 131 pessoas desaparecidas, e 537.380 ficaram desalojadas. Ao todo, 81.285 encontram-se em mais de 700 abrigos temporários espalhados pelo estado.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Acidente entre carro e moto conduzida por adolescente deixa um morto em SC

Próxima Notícia

EDUCAÇÃO
Divulgada lista de pré-classificados para vagas em CEIs de Canoinhas