Representantes de Santa Catarina e da União Europeia se reuniram em Florianópolis nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) para discutir oportunidades de cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
A Expedição em CTI: Mobilidade, oportunidades e destaques, organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), teve como objetivo fomentar o diálogo e o desenvolvimento de parcerias entre os dois polos.
Novos Horizontes para a CTI:
A Expedição em CTI proporcionou um espaço para o debate sobre estratégias de cooperação em áreas como pesquisa, intercâmbio de estudantes e professores, empreendedorismo, negócios e projetos de internacionalização.
O evento contou com a participação de conselheiros dos países membros e associados da União Europeia, lideranças do Governo do Estado de Santa Catarina, representantes da academia, do setor privado e de startups.
Destaques da Expedição:
- Aproximação entre Santa Catarina e Europa: A Expedição em CTI estreitou os laços entre o estado catarinense e os países europeus, abrindo portas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas em CTI.
 - Oportunidades para empreendedores e cientistas: A iniciativa proporcionou um ambiente propício para que empreendedores e cientistas catarinenses explorem novas oportunidades de acesso a recursos e colaboração com parceiros europeus.
 - Diálogo sobre o futuro da CTI: As mesas de trabalho, apresentações e debates da Expedição em CTI permitiram um rico intercambio de ideias e experiências sobre o futuro da CTI em Santa Catarina e na Europa.
 - Visitas técnicas: Os participantes da Expedição em CTI tiveram a oportunidade de conhecer empresas e o Sapiens Parque, um dos principais polos de inovação do estado.
 
Expectativas e Compromisso:
- Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc: “A Fapesc assume um papel de protagonismo nesse tipo de agenda, muito com o suporte da delegação da Comunidade Europeia em Brasília e a parceria de agentes do Governo do Estado que estão trabalhando para promoção do estado no exterior. O foco está nas trocas de conhecimento, na transferência de tecnologia e na promoção de Santa Catarina junto à Europa.”
 - Marilisa Boehm, vice-governadora de Santa Catarina: “Nossa meta comum de criar iniciativas que sejam de interesse de Santa Catarina e de outros países na área de CTI não são mais algo para o futuro. É algo básico para o tempo atual. Gerar mais empregos de qualidade, incentivar nossos jovens a, cada vez mais, estudar e ter condições para construir nosso estado, o Brasil e o mundo com mais qualidade de vida e de modo sustentável é uma meta do governador Jorginho Mello e minha.”
 - Dhallys Mota Nunes, oficial em CTI da delegação da União Europeia no Brasil: “A Expedição foi o primeiro passo para que tenhamos uma colaboração e algo concreto no futuro. A Fapesc está de parabéns por estar organizando um evento tão bem pensado. Os estados membros da União Europeia têm muito interesse em mostrar o que têm de disponível. Que esse encontro seja o primeiro de muitos.”
 
A Expedição em CTI: Mobilidade, oportunidades e destaques se consolidou como um marco importante na busca por parcerias estratégicas em CTI entre Santa Catarina e a Europa. As ações conjuntas e o diálogo aberto entre os dois polos prometem impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador em ambas as regiões.
			


























