saude

MPSC fiscaliza destino de animais do zoológico do Beto Carrero World

Avatar photo
Ao longo de mais de três décadas, o parque chegou a ter 237 espécies e mais de mil animais.

LEIA TAMBÉM

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está investigando o que acontecerá com os animais do zoológico do Beto Carrero World, que está em processo de fechamento. No mês passado, o parque multitemático em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, anunciou o fim das atividades da área chamada “Mundo Animal”, que abrigou por 32 anos o tradicional zoológico.

A promotora Daniela Carvalho Alencar solicitou informações ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e à empresa responsável pelo parque.

A procuradora da empresa J.B. World Entretenimento S/A tem prazo para informar ao Ministério Público a relação dos animais que habitaram o zoológico nos últimos 12 meses, especificando os que já foram retirados e os que permanecem no local, o destino deles e as respectivas licenças do IMA para a operação. 

A promotora está preocupada com o bem-estar dos animais e quer garantir que eles sejam transferidos para locais adequados e com as devidas autorizações. O MPSC aguarda as respostas do IMA e do parque para tomar as próximas medidas.

Para auxiliar na apuração da destinação dos animais do zoológico, a 1ª Promotoria de Justiça de Penha solicitou apoio ao Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) do MPSC. 

Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais 

O GEDDA contribui com suporte técnico e jurídico à atuação das Promotorias de Justiça e junto às entidades que atuam no setor. A intenção do grupo é intensificar ações em defesa de animais domésticos, silvestres, exóticos e da própria saúde pública.

Além disso, estimula o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental tanto da sociedade quanto das instituições, promovendo políticas públicas que garantam o direito dos animais.