Equipes retiram todos os corpos dos escombros de avião e encerram as buscas

Avatar photo
‘Corpos estavam como se estivessem sentados’, diz bombeiro sobre o resgate. ‘Não tinha corpos ejetados’. Até o momento não se sabe a causa exata da queda da aeronave.

LEIA TAMBÉM

O governo paulista divulgou às 18h50 deste sábado (10), boletim informando que foram resgatados todos os corpos das vítimas do acidente com a aeronave ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.

O resgate envolveu cerca de 200 pessoas. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Técnico-Científica e da Defesa Civil estiveram no local. A Polícia Federal e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também participaram da força-tarefa para a retirada dos corpos do acidente aéreo.

O trabalho foi auxiliado pelos moradores do condomínio Recanto Florido, onde o avião caiu. Eles ofereceram as casas para os bombeiros, que utilizaram os espaços como postos de comando.

Na manhã de hoje, a Voepass retificou a lista contendo o nome dos passageiros. Constantino Thé Maia não estava na lista de passageiros embarcados divulgada inicialmente. Com isso o número de vítimas subiu para 62.

Segundo a Voepass, a ausência do nome ocorreu por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados.

Ao todo, 62 corpos, sendo 34 masculinos e 28 femininos estão sendo encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) (foto), que fica no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, para identificação e posterior liberação às famílias.

A unidade do IML foi fechada para oferecer um atendimento ininterrupto e exclusivo às vítimas da tragédia. Até o começo da noite deste sábado, 50 corpos já tinham sido encaminhados ao IML central e o restante deve chegar nas próximas horas.

O corpo de um cachorro também foi encontrado. Ele estava aos pés de uma família venezuelana que morreu em tragédia. O animal pertencia a um garoto de 4 anos. Ele, a mãe e avó voltam para a Venezuela, de onde partiram para a Colômbia.

‘Corpos estavam como se estivessem sentados’, diz bombeiro

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o capitão Michael Cristo, o avião caiu como se estivesse “chapado no chão” e isso ajudou no trabalho de resgate.

“Para quem viu imagens aéreas, a gente estava com o desenho da aeronave no chão, então, a gente conseguiu ir identificando por fileiras. Conforme localiza [os corpos] naquela fileira, os retira, identifica todos eles e parte para a próxima fileira”, explicou em conversa com a imprensa.

“Todos os corpos estavam como se estivessem sentados nos seus respectivos assentos. Lógico, tem a dinâmica da queda, do movimento quando bate [o avião] no solo, mas as vítimas estavam dentro desse perímetro da aeronave, não tinha corpos ejetados”, acrescentou Michael.

Trabalhos de reconhecimento

Duas vítimas já foram identificadas e 30 corpos foram necropsiados e radiografados. O IML colocou uma equipe com mais de 20 médicos legistas e equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia para executar os trabalhos de reconhecimento.

O governo paulista informou que as demais ocorrências estão sendo direcionadas para outras unidades do IML de São Paulo, nas zonas leste e oeste, com funcionamento de 24 horas.

O governo também divulgou que continua, junto com a empresa, recepcionando familiares das vítimas do acidente. Trinta e oito famílias já foram recebidas e estão sendo atendidas.  O próximo boletim será divulgado de acordo com o andamento dos trabalhos por parte do IML.