A partir de 2025, o Brasil passará a comemorar o Dia Nacional do Funk, em 12 de julho. Na semana passada, o presidente Lula sancionou um projeto de lei que cria oficialmente a data no calendário oficial do país.
Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que o “reconhecimento é merecido”. Também compartilhou sua opinião sobre o gênero musical:
“O Funk é muito mais do que um gênero musical. É uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades [da periferia]. O Funk é voz, é identidade, é resistência!”, afirmou Lula na publicação.
A escolha da data faz homenagem ao Baile da Pesada, festa precurssora para a popularização do funk, que aconteceu no dia 12 de julho de 1970, no Rio de Janeiro. A lei busca homenagear o funk como expressão cultural e ritmo musical periféricos.
O autor do projeto de Lei 2.229/2021 é Alexandre Padilha, o atual ministro de Relações Institucionais do governo Lula. Na época, ele era deputado federal pelo PT, partido do presidente.