telemedicina

Lula sanciona Lei que cria o Dia Nacional do Funk

Avatar photo
A escolha da data faz homenagem ao Baile da Pesada, que aconteceu no dia 12 de julho de 1970, no Rio de Janeiro.

A partir de 2025, o Brasil passará a comemorar o Dia Nacional do Funk, em 12 de julho. Na semana passada, o presidente Lula sancionou um projeto de lei que cria oficialmente a data no calendário oficial do país. 

Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que o “reconhecimento é merecido”. Também compartilhou sua opinião sobre o gênero musical: 

“O Funk é muito mais do que um gênero musical. É uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades [da periferia]. O Funk é voz, é identidade, é resistência!”, afirmou Lula na publicação.

A escolha da data faz homenagem ao Baile da Pesada, festa precurssora para a popularização do funk, que aconteceu no dia 12 de julho de 1970, no Rio de Janeiro. A lei busca homenagear o funk como expressão cultural e ritmo musical periféricos.

O autor do projeto de Lei 2.229/2021 é Alexandre Padilha, o atual ministro de Relações Institucionais do governo Lula. Na época, ele era deputado federal pelo PT, partido do presidente. 

Notícia Anterior

ECONOMIA
Maior porto de SC movimentou 8,7 milhões de toneladas de mercadorias em 2024

Próxima Notícia

OPORTUNIDADE
Senac Canoinhas está com inscrições abertas para curso gratuito de Salgadeiro