O presidente Lula vem a Santa Catarina pela primeira vez no atual mandato para inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis na próxima sexta-feira (9). A obra é considerada a maior em infraestrutura rodoviária do país, segundo o governo federal. A entrega do empreendimento está atrasada há 12 anos.
Entre 1990, começou a ser discutida pelo governo federal e comunidade. Em 2007, entrou para o contrato de concessão da BR-101. Em 2012, deveria ter sido entregue, mas não tinha nem começado. Em 2014, obras tiveram início.
Na pré-agenda do presidente também está previsto o lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, no Litoral Norte. Primeiro navio construído para a Marinha em Santa Catarina, a Fragata Tamandaré tem 107,2 metros de comprimento, o que equivale ao comprimento de um campo de futebol.
A estrutura também conta com pista para aeronave, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos.
Contorno Viário da Grande Florianópolis
Com 4 túneis, 6 trevos e 7 pontes, a via tem 50 quilômetros de extensão e promete baixar 1h20 o tempo de tráfego da região da Grande Florianópolis. Ao menos nove cidades que ficam ao redor do contorno serão afetadas com a redução do trânsito e maior infraestrutura.
O projeto foi realizado pela concessionária Arteris, sob a regulação e fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A construção conta com 68 mil metros quadrados de estruturas especiais e envolveu o movimento de 19 milhões de metros cúbicos de terra.
A estrada de via dupla que custou R$ 3,9 bilhões deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia e será uma alternativa rápida para quem está de passagem. O Contorno Viário terá velocidade operacional de 100km/h e 44 radares.
A Grande Florianópolis, com 22 cidades, é um dos principais centros financeiros, industriais e turísticos de Santa Catarina. A região concentra 1,2 milhão de habitantes, cerca de 15% da população do estado.