Santa Catarina decreta luto oficial de 3 dias por vítimas da queda de avião em SP

Avatar photo
Ao menos quatro pessoas que moravam ou nasceram no estado estavam entre as vítimas.

LEIA TAMBÉM

O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias por conta da queda do avião da Voepass na sexta-feira (9). O acidente ocorreu em Vinhedos, no interior de São Paulo, e deixou 62 mortos. Ao menos quatro pessoas que moravam ou nasceram no estado estavam entre as vítimas.

O texto do governo catarinense foi publicado no sábado (10) e leva em consideração o “pesar pelas vítimas do desastre aéreo” e “as vítimas catarinenses que estavam entre os passageiros”.

Os moradores de Santa Catarina vítimas da queda são: Diogo Boeira Ávila, 42 anos, Rafael Fernando dos Santos, 41, Paulo Henrique Silva Alves, 40, e Renato Lima, 34 (saiba quem eram mais abaixo).

“Fica decretado Luto Oficial em todo o território catarinense, no período de 3 (três) dias, a contar de 9 de agosto de 2024, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, escreveu o governo.

Quem são os moradores de Santa Catarina que estavam no voo?

Diogo Boeira Ávila, de 42 anos, gerente de vendas

Diogo Boeira Ávila é uma das vítimas de acidente aéreo em Vinhedos — Foto: Arquivo Pessoal

Diogo era gerente de vendas de uma empresa do ramo farmacêutico. Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, morava em Florianópolis há cerca de três anos. O motivo de estar no voo em Cascavel era uma viagem a trabalho, relatou o colega Leonardo Annes.

Leonardo contou à reportagem da RBS TV que os dois trocaram rápidas mensagens momentos antes de Diogo embarcar na aeronave.

“Preciso voar. Só que ele escreveu ‘voar’ de forma errada. Ele botou com “u”, aí eu dei risada. Essa foi a última mensagem que eu tenho dele. E creio que esse ‘preciso voar’ dele foi para os braços do Senhor”, relata.

Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos, programador de computador

Rafael Fernando dos Santos e Liz Ibba dos Santos passariam o dia dos pais em Florianópolis — Foto: Arquivo pessoal

Rafael Fernando dos Santos era programador de computador e servidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ele estava na aeronave com a filha Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, que também foi vítima.

Segundo familiares, Rafael tinha ido a Cascavel, de onde partiu o avião, para buscar a menina, que passaria o Dia dos Pais em Florianópolis, onde ele morava. Os pais tinham guarda compartilhada.

Paulo Henrique Silva Alves, de 40 anos, engenheiro sanitarista e ambiental

Paulo Henrique Silva Alves, nascido em Florianópolis, está entre as 61 vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Paulo nasceu em Florianópolis e trabalhava no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), que emitiu nota de pesar pela perda (veja mais abaixo). Era casado há 15 anos, fã de surfe, e lutava jiu-jitsu em uma academia na cidade vizinha de São José.

Renato dos Santos Lima, de 34 anos, coordenador de franquias

Renato dos Santos Lima, morador de Florianópolis, é uma das vítimas da queda do avião — Foto: Reprodução

Renato é natural de Monte Mor (SP) e residia em Florianópolis há 15 anos. Era coordenador de franquias do Grupo Trigo, responsável pelas marcas Spoleto e Le Bonton. Ele estava em Cascavel realizando visitas às lojas da região.

Em nota, a empresa declarou que “sua dedicação e alegria fizeram a diferença em nossas vidas, e seu legado será sempre lembrado com carinho por todos nós”.

Casado com Robson Kaufmann há 12 anos, Renato havia retornado há uma semana de uma viagem ao Japão, onde passou 18 dias ao lado do companheiro.

Ele foi definido por Robson como um jovem cheio de vida, entusiasta de novas culturas, praticante de crossfit e apaixonado por seus oito cães da raça Lulu da Pomerânia.