A Serra de Santa Catarina registrou geada na manhã deste sábado (28) em plena primavera de sol. A mínima do estado foi de 0,68°C, em Urupema, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no território catarinense.
Além de Urupema, outro destaque nas mínimas foi São Joaquim, que registrou 0,78°C, e Urubici, com 1,8°C, divulgou a Defesa Civil.
Apesar da manhã fria, com o ar seco e a presença do sol as temperaturas se elevaram durante esta tarde e devem variar entre 16 e 20°C no Planalto Sul e no Planalto Norte, e de 20 a 24°C no restante do estado. No Oeste, elas devem aumentar um pouco mais e atingir até 30°C.
No domingo (29), a influência da massa de ar seco associada à um sistema de alta pressão, segue mantendo tempo firme e ensolarado em Santa Catarina.
Na madrugada, assim como no dia anterior, há condição para formação de neblinas/nevoeiros em diferentes regiões, que dissipam ao longo das primeiras horas da manhã.
No amanhecer ainda faz de 5°C a 12°C entre os planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana e de 10°C a 15°C nas demais áreas.
À tarde, no entanto, devem se elevar mais em relação ao dia anterior, variando entre 26°C e 32°C no Grande Oeste e Litoral Sul e de 20°C a 25°C nas demais áreas.
Enquanto o Sul desfruta de um friozinho, O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu pelo menos três avisos para diversas regiões do país que devem sofrer com ondas de calor e baixa umidade ao longo deste fim de semana.
O aviso de onda de calor com grau de severidade classificado como “grande perigo”, permanece em vigor ao longo de todo este sábado (28). Segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar até 5 graus Celsius (°C) mais altas nas seguintes regiões: centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Central Mineira, sul goiano, sul/sudoeste de Minas, Belo Horizonte, noroeste goiano, Ribeirão Preto, oeste de Minas, noroeste de Minas, norte de Minas, Distrito Federal, extremo oeste Baiano, Jequitinhonha e norte goiano.
O segundo aviso, de baixa umidade com grau de severidade classificado como “perigo”, segue em vigor até as 19h deste sábado (28).
Já o terceiro aviso, também de baixa umidade, mas classificado como “perigo potencial”, entra em vigor às 11h deste domingo (29) e segue até as 21h.