Pais conseguem na Justiça que bebê seja registrado com nome de faraó egípcio em MG

Avatar photo
O registro havia sido barrado pelo cartório, que alegou que o nome poderia trazer constrangimentos futuros para a criança.

LEIA TAMBÉM

A Justiça de Minas Gerais autorizou o registro de uma criança com o nome Piiê, em homenagem ao primeiro faraó negro do Egito. A decisão veio após os pais do recém-nascido, relatarem dificuldades para registrar o filho com o nome escolhido. O bebê nasceu no dia 31 de agosto.

Inicialmente, o registro foi barrado pelo cartório e pela Justiça, que alegou que o nome poderia trazer constrangimentos futuros para a criança, devido à pronúncia e à grafia, e bullying.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, onde o casal, Danilo e Catarina Prímola,  compartilhou sua saga para conseguir oficializar o nome do bebê.

O pai da criança chegou a considerar a possibilidade de trocar o nome do filho. No entanto, o casal decidiu lutar pelo direito de homenagear o faraó egípcio.

Nós não concordamos com a justificativa da Justiça e resolvemos batalhar para conseguir fazer essa homenagem”, relatou Danilo em um vídeo publicado nas redes sociais.

Após a repercussão do caso, o Ministério Público de Minas Gerais interviu, fazendo a mediação entre a família e a Justiça. Como resultado, a Justiça de Minas Gerais finalmente autorizou o registro de Piiê, que foi feito nesta quinta-feira (12).

A decisão aponta que, apesar de ainda ponderar que a criança estará sujeita a constrangimentos, foram considerados os argumentos nos quais os pais explicitam a questão cultural que os guiou para a escolha do nome.

Na saída do cartório, Catarina falou do alívio em conseguir fazer o registro do bebê. Segundo ela, por conta de todo esse imbróglio, a criança não estava tendo acesso aos serviços de saúde fundamentais após o nascimento.

O pai de Piiê também comemorou a conquista do registro do filho.

A gente acha que é um direito nosso de registrar, mas é um dever e, mais do que um dever, é um compromisso nosso educar o nosso filho de uma forma que ele faça conexão com as raízes dele. E, com certeza, esse nome vai ser uma inspiração pra ele“, declarou.

A notícia da autorização foi compartilhada por Danilo em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (12).