SC terá onda de calor e umidade do ar abaixo de 20% esta semana

Avatar photo
O risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo e a umidade baixa.

LEIA TAMBÉM

Os próximos dias serão marcados por temperaturas altas em Santa Catarina, segundo boletim da Defesa Civil do estado. O calor segue até quinta-feira (12). A fumaça continua presente em todas as regiões, diminuindo a visibilidade.

➡️Nas tardes, as máximas ficam acima dos 30°C na maior parte do estado e até mesmo se aproximam dos 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

Nas madrugadas as temperaturas também não devem cair muito e em alguns dias vão permanecer acima dos 20°C no inteiror do estado.

Todo este aquecimento vai configurar uma onda de calor, que por sua persistência resulta em risco para a saúde da população. Tal situação é ainda agravada pela redução significativa da umidade relativa do ar nas tardes, que tende a ficar abaixo de 20%, sobretudo no Grande Oeste.

O risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo e a umidade baixa.

Na segunda-feira (9), entre o Planalto e o Litoral Sul há condições para pancadas de chuva rápidas entre a tarde e a noite.

Na terça-feira (10), o sol predomina entre poucas nuvens no Oeste, Extremo Oeste e em parte do Meio-Oeste e do Planalto Sul, nas demais regiões o tempo permanece nublado com aparições de sol ao longo do período.

Na quarta-feira (11) a condição de predomínio de sol em grande parte do estado, acompanhado de calor intenso e com baixa umidade do ar segue predominando. À tarde as temperaturas ficam ainda mais altas, quando devem ultrapassar os 40°C em pontos do Litoral Sul. 

A quinta-feira (12) inicia com poucas nuvens, mas ao longo dia, com a aproximação de uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta no estado e entre a tarde e à noite há condições para pancadas de chuva com trovoadas nas áreas de divisa com o estado vizinho.

A Defesa Civil recomenda:

  • ➡️Limpe os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
  • ➡️Evite atividades físicas.
  • ➡️Ingira bastante líquido, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado.
  • ➡️Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.