DENGUE

CCJ aprova proposta para mudar o hino de Santa Catarina

Avatar photo
O hino de Santa Catarina foi sancionado por Lei Estadual em 1895, durante o governo de Hercílio Luz. Autor da proposta diz que o hino atual está ultrapassado.

LEIA TAMBÉM

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (08), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), para autorizar a Assembleia Legislativa a promover concurso público para seleção de nova letra e música para o Hino do Estado de Santa Catarina.

O hino de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por Lei Estadual em 6 de setembro de 1895, durante o governo de Hercílio Luz. A letra é de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza.

O argumento do deputado Naatz para promover a mudança no hino é de que o atual está ultrapassado, e não representa os valores contemporâneos da sociedade catarinense.

“O nosso hino precisa de uma alteração. Ele não representa mais a história do nosso Estado. Um hino que foi ‘construído‘ no século passado, onde não se ‘preveu‘ (sic) absolutamente nenhuma relação de Santa Catarina com seu povo”, argumentou Naatz quando apresentoiu o projeto.

O projeto de lei foi protocolado em março de 2023 e gerou polêmicas nas redes sociais. Muitos se perguntam no que vai mudar a história de Santa Catarina com uma mudança de hino.

“Reconhecendo a dinâmica cultural e a evolução constante da sociedade, surge a necessidade de reavaliar e, possivelmente, atualizar a letra e a melodia do nosso hino para que ele continue a ser um símbolo relevante e inspirador para todos os catarinenses”, defende o deputado.

Cabe agora ao Plenário votar pela admissibilidade da PEC para seguir em tramitação.

VOCÊ VIU?