Nesta sexta-feira (11), o processo de aprofundamento de uma baixa pressão deu origem a um Ciclone Extratropical próximo à costa. Associado a ele, a formação de uma frente fria intensificou a chuva no estado, fornecendo condições para temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. A Defesa Civil emitiu um alerta laranja para a maior parte do Estado, exceto o Litoral Sul e parte da Serra catarinense.
O sábado (12) ainda inicia com variação de nuvens e chuva fraca entre o Grande Oeste e os planaltos. Ao longo do dia, no entanto, com o afastamento do Ciclone Extratropical para alto mar, a nebulosidade e a condição para chuva diminui nessas áreas, ficando restrita a trechos do leste de Santa Catarina, especialmente entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte.
As temperaturas mínimas ocorrerão no final do dia, com marcas entre 7°C e 17°C pelo estado. As temperaturas máximas vão oscilar entre 20°C e 28°C com os maiores valores entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte.
No domingo (13), a influência de uma área de alta pressão sobre o Oceano Atlântico Sul favorece predomínio de tempo estável com sol e variação de nuvens na maioria das regiões, além de temperaturas mais baixas no início do dia.
No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 7°C e 12°C entre o Meio-Oeste, planaltos e Grande Florianópolis Serrana e de 11°C a 16°C nas demais áreas.
À tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 31°C no Oeste e Extremo Oeste, 19°C a 27°C no Meio-Oeste e de 19°C a 25°C nas demais regiões com valores menores nas áreas serranas de maior altitude.
O tempo segue firme até terça-feira (15), quando a uma nova frente fria volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.