Nova pesquisa divulgada pelo instituto Vox Civitas Pesquisas nesta sexta-feira (4), aponta Juliana Maciel (PL), como favorita da população para continuar à frente da prefeitura de Canoinhas.
A candidata da coligação “O Trabalho Vai Continuar” está com 50% das intenções de voto para as eleições municipais, com 23 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado, Paulo Basilio (MDB), que soma 27%. Nos votos válidos, Juliana está ainda mais à frente, com 59%.
Na sequência estão Andrey Watzko (PT) com 4%, Cleverton Durau (PODEMOS) está com 2% e Samuel Lubke (PRTB) com 1%. Confira detalhes da pesquisa abaixo.
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 2 e 3 de outubro, entrevistando 593 eleitores com 16 anos ou mais em Canoinhas.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-04547/2024, a pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O instituto responsável, Vox Civitas Pesquisas, é o nome comercial da empresa Nilson Antonio Gonçalves de Souza Ltda | Clenix Comunicação.
A coligação MDB/PSD/REPUBLICANOS/PSB havia solicitado a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, antes mesmo de sua publicação. Entenda mais abaixo.
Bairros pesquisados
Perfil dos entrevistados
Confira o resultado
Pergunta estimulada feita aos participantes: se as eleições fossem hoje e esses os candidatos, em quem você votaria?
- Juliana e Zenilda: 50%
- Paulo Basilio/Beto Faria: 27%
- Andrey Watzko/Roberto Bradonski: 4%
- Cleverton Durau/Chicão Caminhoneiro: 2%
- Samuel Lubke/Pastor Elias: 1%
- Não sabe/não respondeu: 12%
- Branco/nulo:4%
Justiça Eleitoral rejeita pedido de suspensão de pesquisa questionada por coligação
A coligação “Amor Trabalho e Compromisso” (MDB/PSD/REPUBLICANOS/PSB) havia solicitado a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, antes mesmo de sua publicação, apontando supostos indícios de irregularidades. A pesquisa, que foi realizada pela Vox Civitas Pesquisas, apontava como data de divulgação o dia 2 de outubro de 2024, um dia antes do término do levantamento, ocorrido em 3 de outubro.
Apesar do questionamento, o Juiz Eleitoral de Canoinhas negou o pedido de liminar, esclarecendo que a data mencionada na pesquisa refere-se ao período de cinco dias previsto pela Resolução nº 23.600/2019, que regulamenta a divulgação de pesquisas eleitorais. No caso em questão, a pesquisa foi registrada em 26 de setembro, e o prazo de cinco dias foi cumprido.
A Resolução nº 23.600/2019 estabelece que entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública sobre as eleições devem registrar seus levantamentos no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais com pelo menos cinco dias de antecedência da divulgação.
A regra permite que pesquisas realizadas antes do dia da eleição possam ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no próprio dia da eleição, desde que o prazo de registro seja respeitado.
Dessa forma, o juiz eleitoral concluiu que não havia irregularidade na condução ou divulgação da pesquisa, rejeitando o pedido da coligação.
Nova pesquisa deve ser divulgada
Também está (ou estava) prevista para esta sexta-feira (4), a divulgação do resultado de uma nova pesquisa eleitoral contratada pela Radio Clube de Canoinhas. Até o momento nenhum dado foi divulgado.