A Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu na tarde desta terça-feira (15), a notificação por parte da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) e do Laboratório Central de Saúde Pública, sobre dois casos confirmados no município do Norte de Santa Catarina da nova variante da Covid-19, chamada XEC.
As amostras foram coletadas em pacientes que adoeceram em setembro de 2024, com sintomas de febre, tosse e coriza. São duas mulheres, uma com 85 anos e outra com 34 anos, sendo que ambas possuem comorbidades.
A subvariante XEC foi identificada inicialmente em maio de 2024, na Alemanha, sendo que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante sob monitoramento.
No Brasil, a nova variante foi identificada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e agora em Santa Catarina, levantando questões sobre seu impacto na pandemia de Covid-19. A linhagem, que pertence à família Omicron, está sendo monitorada pelo Ministério da Saúde e autoridades internacionais.
Segundo o governo do estado, a vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção. Em Santa Catarina, o imunizante SpikeVax, da Moderna, atualizado para a subvariante Ômicron XBB 1.5, está sendo administrado em grupos prioritários e crianças a partir dos seis meses.
Segundo as autoridades, a vacinação é crucial para prevenir casos graves e hospitalizações, especialmente com a circulação da nova variante XEC.