festival

Votação: Juiz de Canoinhas fala sobre biometria, novos locais e fiscalização rigorosa

Avatar photo
A apuração dos votos nos municípios da 8ª Zona Eleitoral ocorrerá no Fórum de Canoinhas.

Com a proximidade das eleições municipais, o Juiz Eleitoral de Canoinhas, Dr. Eduardo Veiga Vidal, reforçou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3) a importância do processo eleitoral que ocorrerá no próximo domingo, 6 de outubro. O magistrado detalhou questões logísticas, uso de biometria, mudanças nos locais de votação e fiscalização da Polícia Militar.

Também frisou que, até o momento, não há novas questões judiciais a serem julgadas envolvendo crimes, ou supostos crimes eleitorais, nos municípios da 8ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.

Eleitores

  • Bela Vista do Toldo – 5.274 eleitores
  • Canoinhas – 43.432 eleitores
  • Major Vieira – 6.073 eleitores
  • Três Barras – 15.375 eleitores

São 68 locais de votação (escolas, prédios etc), onde estão alocadas 209 seções.

Biometria

O uso da biometria não será obrigatório para os eleitores da 8ª Zona Eleitoral. De acordo com o juiz, mais de 80% dos eleitores já possuem biometria cadastrada. No entanto, quem ainda não tem a identificação biométrica poderá votar normalmente, desde que apresente um documento oficial com foto, como RG ou CNH.

Mudanças nos locais de votação

Em Bela Vista do Toldo, a Escola São Sebastião dos Ferreiras foi substituída pelo pavilhão da Igreja de Ribeirão Raso. Em Canoinhas, as seções anteriormente localizadas no pavilhão da Igreja de Palmital agora funcionarão na Escola Municipal Guilhermina Veiga Ferreira.

Além disso, a Escola Municipal de Taquarizal foi substituída pela Escola Municipal de Campo dos Buenos.

Aplicativo e-Título

O juiz também alertou sobre o uso do aplicativo e-Título, que permite ao eleitor verificar seu local e seção de votação, além de justificar o voto. O download do aplicativo deve ser realizado até o dia anterior às eleições, 5 de outubro. No dia da votação, o download será suspenso para evitar sobrecarga no sistema, sendo retomado apenas na segunda-feira (7).

Candidaturas

Nas eleições de Canoinhas, cinco candidatos concorrem ao cargo de prefeito, e há 124 candidatos a vereador. Desses, um candidato a vereador teve sua candidatura indeferida, mas ainda está dentro do prazo recursal; três candidatos tiveram seus indeferimentos confirmados, e dois renunciaram.

Em Bela Vista do Toldo, há cinco candidatos a prefeito e 56 a vereador, todos com registros deferidos. Já em Major Vieira, quatro candidatos disputam a prefeitura e 44 concorrem ao cargo de vereador, com um indeferimento confirmado e duas renúncias.

Em Três Barras, dois candidatos a prefeito estão na disputa, com 85 candidatos a vereador. Um candidato a vereador está com indeferimento pendente de recurso, e dois renunciaram.

Transporte

No dia da votação, Três Barras oferecerá transporte gratuito para os eleitores utilizando ônibus escolares. Nos outros municípios, não haverá transporte público gratuito disponível. O Juiz Eleitoral alertou que o transporte de eleitores realizado por partidos políticos constitui crime eleitoral, devendo ser denunciado à Polícia Militar ou ao Ministério Público Eleitoral.

Fiscalização

De acordo com Vidal, haverá um efetivo considerável da Polícia Militar nos locais de votação, inclusive nas localidades do interior, para coibir práticas irregulares, como boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores. “É importante que a eleição seja um jogo limpo, respeitoso, sem que haja prática de crimes e infrações“, ressaltou. Caso qualquer eleitor presencie essas ações, as denúncias podem ser feitas diretamente pelo telefone 190.

Apuração de votos

A apuração dos votos nos municípios da 8ª Zona Eleitoral ocorrerá no Fórum de Canoinhas, com previsão de conclusão até por volta das 20h do domingo.