DENGUE

Professor do IFSC Canoinhas é finalista do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Avatar photo
Além da premiação pelo voto da Comissão Julgadora, o projeto também concorre à votação popular, em que o público pode escolher seu projeto preferido.

LEIA TAMBÉM

O professor Gabriel Moraes de Bem, do curso técnico em Edificações do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é um dos três finalistas da categoria Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado do 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O projeto “Brise-Soleil responsivo: desenvolvimento, construção, análise do desempenho térmico, lumínico e da percepção do usuário em uma câmara bioclimática de baixo custo (CBBC)” concorre como pesquisa acadêmica e é referente à sua tese de doutorado em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O trabalho foi defendido em dezembro de 2023.

Além da premiação pelo voto da Comissão Julgadora, o projeto também concorre à votação popular, em que o público pode escolher seu projeto preferido. A votação popular vai até 22 de novembro no site cbic.org.br. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro.

Brise-Soleil é um conjunto de placas colocadas numa fachada de um edifício para bloquear a incidência direta dos raios solares em determinados períodos do dia e do ano. No caso do Brise-Soleil responsivo, o sistema de sombreamento dinâmico se ajusta automaticamente ao ambiente, de acordo com a luminosidade e temperatura. Ele pode ser usado nas fachadas de edificações, especialmente de ambientes multi-ocupados e de planta livre, como escolas, escritórios e indústrias.

Suas vantagens são a redução da demanda energética para climatização e iluminação, aumento do período de conforto dos ocupantes e baixo custo de implantação do sistema de controle.

O sistema ainda contribui com a resiliência das edificações frente às mudanças climáticas repentinas. Link para votação.